Hoje vamos falar de KPI. Um importante dado que você precisa ter sempre em mente quando for fazer suas campanhas online.

Temos falado de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, de Transmídia, e até das Tendência para as Redes Sociais em 2019, porém não adianta elaborar, produzir e lançar uma estratégia se não aferir os resultados para aprimorar suas ações a cada momento. Hoje vamos falar o são a KPI’s e como elas podem promover o marketing da sua empresa.

Para que servem KPI’s?

Não importa que estratégia você adote para o seu negócio, ele pode ser online ou não, no final você sempre terá que medir os seus resultados, pois são eles que vão dizer se os seus esforços estão a dar resultados, o que pode ser melhorado e o que deve ser substituído.

KPI é uma abreviação para Key Performance Indicator, em português, chamados de indicador-chave de performance.

Sua função é medir o seu desempenho, seja da sua empresa como um todo, ou apenas de uma ação ou campanha. Porém, apesar da semelhança, não confunda KPI´s com métricas.

Métrica é tudo aquilo que pode ser medido, já KPI´s podem ou não ser mensuráveis, pois o seu objetivo não é trazer números para análise, mas demonstrar o funcionamento de determinada estratégia.

Tipos de KPI’s

Veja abaixo quais os principais tipos de KPI’s utilizados atualmente. Existem diversos outros, mas esses são os que com mais frequência são utilizados.

  • Taxa de conversão: Refere-se à quantidade de visitantes que sua estratégia consegue levar a tomar uma ação. (Comprar algo, participar de algo, etc…)
  • Origem de tráfego (orgânico e pago): Mostra de onde vem as pessoas para seu negócio.
  • Aquisição de leads: Essa métrica tem íntima ligação com o assunto do post sobre Marketing de Conteúdo, pois mostra o volume de pessoas que estão interessadas em seu conteúdo e que se inscreveram em seus funis de venda.
  • Page Views: Essa KPI mostra a quantidade de pessoas que entraram em contato com sua página de conteúdo e também o tempo de permanência, demonstrando assim, se seu conteúdo é relevante para sua audiência.
  • Interações Sociais: Aqui estamos a falar de como sua audiência responde aos seus conteúdos, ou seja, o engajamento que você tem.
  • Conteúdos mais lidos: Com essa métrica você consegue perceber quais assuntos sua audiência prefere receber, ajudando assim a desenvolver conteúdo de forma mais assertiva.

Quais KPI’s devo escolher?

Agora é o momento de parar e avaliar a sua estratégia. A melhor escolha vai depender dos seus objetivos, bem como o cenário atual do mercado. Essa é uma análise importante e contínua, pois pode ser que uma KPI seja muito importante agora, mas daqui alguns meses, ele já não faça mais sentido para seu negócio.

Agora, você percebeu que aplicar KPIs em seu negócio é extremamente importante e está diretamente ligado ao sucesso de sua estratégia.

Sendo assim, defina quais são os indicadores mais importante para você e sua empresa no momento atual e veja seus resultados serem aprimorados a cada dia.

Se desejar saber mais sobre como o uso de indicadores pode ajudar sua empresa a crescer Fale Connosco.

 

Até a próxima!