Warning: include_once(/home/gm2za9yn/public_html/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/class-abstract-module.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/gm2za9yn/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 24

Warning: include_once(): Failed opening '/home/gm2za9yn/public_html/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/class-abstract-module.php' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php72/usr/share/pear') in /home/gm2za9yn/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 24

Warning: include_once(/home/gm2za9yn/public_html/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/class-module-page-cache.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/gm2za9yn/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 25

Warning: include_once(): Failed opening '/home/gm2za9yn/public_html/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/class-module-page-cache.php' for inclusion (include_path='.:/opt/alt/php72/usr/share/pear') in /home/gm2za9yn/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 25
Como recortar o cabelo de forma precisa no Photoshop | S23

Hoje trazemos para si, uma dica que o vai ajudar no momento em que precisa recortar cabelos de um modo preciso no Photoshop. Esta técnica, não é nova, mas poucos conhecem esta forma tão simples e eficaz de agregar mais precisão em seus recortes, por sua vez vai a acelerar seu workflow.

Os passos a seguir serão feitos a partir de uma foto de uma mulher com os cabelos no ar, mas esta técnica pode ser aplicada em qualquer imagem que tenha muitos detalhes pequenos que precisam ser retirados de um fundo.

Mulher

No entanto, é importante destacar que esta técnica funciona em qualquer tipo de fundo, sejam cores mais chapadas, degradês ou fundos complexos. Evidentemente, quanto mais simples o fundo mais assertivo e simples será o processo.

Outro ponto importante a ser referido é que para que esta técnica funcione, a imagem a ser cortada deve ter um tamanho grande e um maior número de pixels possível, uma vez que, imagens demasiado pequenas não terão a mesma precisão de corte devido ao agrupamento de pixels.

 

Sem mais demoras, vamos ao que interessa, como recortar o cabelo de forma precisa no Photoshop

1. Abra a imagem que deseja em uma aba exclusiva no Photoshop

Pode parecer óbvio, mas é importante destacar este passo, pois é bem provável que você terá que redimensionar a imagem para caber dentro de sua área de trabalho. Esse redimensionamento vai agrupar ou espalhar pixels, isso irá afetar seu recorte.

Destranque a camada clicando no cadeado que se encontra ao lado da thumbnail da camada para que se libere o canal alfa.

1.1. Destranque a camada

2. Quick Selection Tool/ Ferramenta de seleção rápida

Agora selecione a ferramenta de seleção rápida (quick selection tool). Caso ela não esteja aparecendo e em seu lugar esteja uma varinha mágica, mantenha pressionado o botão do mousse por 1 segundo para que o Photoshop revele as ferramentas ocultas.

2. Quick Selection Tool_Ferramenta de seleção rápida

Selecione a que tem um formato de pincel. Passe o pincel como se estivesse pintando a imagem, mas faça com calma, perceba que automaticamente o Photoshop seleciona os pixels próximos.

2.1. Selecione a que tem um formato de pincel. Passe o pincel como se estivesse

Caso selecione áreas que não deseja, apenas aperte Ctrl+Z no Windows ou Cmd+Z no Mac, ou selecione a opção inversa e por onde passar o pincel será retirado da seleção.

2.2. Caso selecione áreas que não deseja, apenas aperte Ctrl+Z

3. Lasso tool

3. Lasso Tool

Na área do cabelo usaremos a ferramenta de laço de forma bem simples e sem muitos detalhes, apenas para selecionar as áreas que a Ferramenta de seleção rápida tem dificuldade de alcançar.

 

Lembre-se de manter essa opção ativada para adicionar novas seleções à anterior, caso contrário, a nova seleção apagará a anterior.

4. Selecionar e Mascarar

Com todas as seleções feitas, aperte esse botão na parte superior do ecrã (selecionar e mascarar). Você será enviado para uma ferramenta que faz toda a mágica acontecer.

4. Selecionar e Mascarar

5. Modo de exibição

Na janela que abrir, terá diversas opções de fundo. São os modos de exibição. Escolha o que melhor se adaptar a sua foto.

5. Modo de exibição

Eu escolhi fundo preto e alterei a opacidade do fundo para 100%

6. Refinar bordas

Selecione a ferramenta para refinar bordas. Por onde passar o pincel será retirado de sua imagem no final. Passe a ferramenta ao redor dos cabelos para que o algoritmo da ferramenta analise os pixels e esconda o fundo deixando apenas os cabelos.

7. Retoques finais

Após selecionar e mascarar o recorte de sua imagem estará quase pronto. Basta apenas verificar se as opções de deteção de arestas de ajustes globais vão aprimorar ainda mais seu recorte. Caso seja necessário, faça os ajustes.7. Retoques finais

8. Descontaminação de cores

Esta opção permite que o Photoshop retire qualquer cor do fundo que ainda possa ter ficado. Ela é bastante útil e cumpre o que promete, porém em alguns casos esta opção mais atrapalha do que ajuda.

8. Descontaminação de cores

9. Configurações de Saída

Muita atenção neste passo! Geralmente, após fazer todas as alterações o Photoshop deixa a opção “Seleção” ativa. Se por acaso concluir com essa opção selecionada, tudo que vai ter é uma seleção mais detalhada da foto, mas sem o acabamento que deseja. O ideal é que selecione as opções “Nova camada” ou “Nova Camada com Máscara de camada”. Na primeira opção terá uma camada simples sem fundo, na segunda uma camada com fundo, contudo com uma máscara a esconder.

Se, seguir este passo a passo e refinar as bordas de forma detalhada terá um recorte perfeito e poderá usar a sua imagem em qualquer fundo, proporcionando uma mais valia nos seus projetos.

Foto Original

Mulher

 

Recorte com fundo Alpha

 

Aplicação

Resultado Final

Até à próxima!