Vivemos na era digital. Pequenas e grandes empresas já se deram conta dessa realidade e tem aderido aos meios de comunicação digital. A forma de fazer negócios agora é diferente, mais personalizada e direta. Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que vai te colocar em posição competitiva e vantajosa. Continue lendo e descubra o que ele pode fazer por sua empresa.

Afinal de contas o que é Inbound Marketing?

Como eu disse acima, Inbound Marketing não é uma métrica, aplicativo ou uma ferramenta e sim, uma estratégia. Usando ela, você vai conseguir estruturar seu planeamento de marketing e vendas e conduzindo o seu cliente através de um processo de descoberta, reconhecimento e tomada de decisão! Chamamos isso de Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo transformou o modo como fazemos negócios, de acordo com o Hubspot, uma das principais empresas do mundo no ramo. Ele se baseia em ajudar o cliente, ao invés de apenas apresentar-lhe produtos ou serviços.

É um trabalho onde você educa o seu consumidor, conquista a sua confiança e mostra através de oferta de informação útil e gratuita que sua empresa conhece os problemas dele e sabe como resolvê-los.

E como você pode começar a fazer marketing de conteúdo?

Antes de mais nada, você precisa saber com que está falando. Dentro do marketing de conteúdo chamamos isso de Persona ou Target. A persona é o indivíduo para quem você trabalha a partir de agora. Inicialmente ela pode ser totalmente criada, mas com o tempo, ela será moldada através de sua experiência no mercado.

Sexo, idade, preferência, hobbies, profissão entre outros são características que sua persona deve ter.

Depois que definiu com quem está falando, você tem que começar a usar a mesma linguagem, entender seus problemas e saber quais perguntas ela se faz antes de decidir comprar um produto ou serviço.

Uma boa forma de desenvolver uma persona mais assertiva é observar o mercado e a concorrência. Isso é fundamental para que você se situe e se mantenha competitivo.

Tendo essas informações você deve criar conteúdos que realmente vão em direção às necessidades de sua persona, pois falando diretamente com ela e, mesmo que figuradamente resolvendo o problemas dela, você estará se comunicando com muitos clientes em potencial que verão valor em seu conteúdo e passarão a te seguir e também a ter sua marca como referência sobre aquele assunto.

O foco deve estar em criar uma experiência incrível, de ponta a ponta, para o seu possível cliente. Seus conteúdos devem ser agradáveis e educativos desde o contato com sua marca, até o momento que ele realmente efetua a compra de seu produto ou serviço.

Usando um Funil de Vendas

Seu próximo passo é levar sua persona para dentro de um Funil de Vendas. Trata-se de etapas pelas quais o cliente deve passar até que a vendas seja realizada. Assim você consegue filtrar quem realmente tem interesse em seu serviço ou produto de quem tem apenas curiosidade, o que lhe poupa tempo e investimentos desnecessários.

Para levar seu cliente através do Funil de Vendas você precisará de conteúdos relevantes. São eles que moverão seus compradores em potencial entre as etapas do Funil de Vendas.

Produza conteúdos de valor

Tenha em mente que seja lá o que for oferecer, o conteúdo deve ser relevante e útil para seu cliente. Não estamos falando de amostras grátis, estamos falando de soluções completas que resolvem mesmo a vida.

Tendo isso em mente, ofereça conteúdos que abranjam todas as etapas do funil de vendas e em todos os canais de comunicação possível. Para entender mais sobre esses canais, veja o artigo sobre Como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa.

Lembre-se de que todo o conteúdo que produzir deve ser de fácil entendimento e deve oferecer informações práticas, uteis e relevantes. Dessa forma, você fará com que os visitantes se interessem pelo seu produto e percorram todo o funil de vendas até decidirem-se por efetuar a compra.

Quais são os formatos para produzir conteúdo?

Não existe uma fórmula pronta, mas alguns conteúdos se adequam melhor a sua persona. Os formatos mais usados no Marketing de Conteúdo são:

  • Posts de blog
  • Infográficos
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Newsletter
  • Redes Sociais

Teste a aceitação de cada um desses formatos e pesquisa outros para desenvolver a melhor estratégia de ação para seu Funil de Vendas

Por que eu preciso fazer Inbound Marketing?

Para obter resultado expressivos e aumentar sua produtividade e faturação é preciso produzir conteúdos que atraiam, impactem e cativem as pessoas que realmente estejam interessadas em seus negócios.

Com o marketing de conteúdo seu foco não está em convencer o consumidor a comprar seu produto ou serviço com propagandas direta e intrusiva, mas de forma colaborativa, conquistas um espaço na mente dele como uma referência de autoridade sobre determinado assunto e de uma empresa que o ajudou antes mesmo de que ele precisasse ligar ou mandar um e-mail.

Quer forma mais poderosa de alcançar consumidores, sem que eles se sintam “perseguidos” por sua marca?

Eu tenho certeza que você achou esse conteúdo interessante, se quiser saber mais sobre Inbound Marketing Fale Connosco. Até a próxima!