2019 está a chegar e é fundamental começar a preparar-se para acompanhar como o mercado e o seu público-alvo se vão comportar neste novo ano.

Hoje trazemos até si algumas tendências das redes sociais em 2019, que acreditamos que serão muito relevantes para si e para o seu negócio.

 

Quais as tendências nas redes sociais para 2019

Cada uma destas tendências nas redes sociais para 2019 vai ajudá-lo a melhorar o seu desempenho, aproximar a relação entre o marketing e as vendas e a medir o ROI de cada uma das suas campanhas.

Enumeramos para si as 6 tendências a que deve estar atento para se destacar nas redes sociais em 2019.

 

1. Vídeos

Você já deve ter percebido que o “CONTEÚDO EM VÍDEO VEIO PARA FICAR” e em média em cada 5 usuários da Internet, 4 preferem ver vídeos a ler algum texto. É bem provável que você próprio quando precisou de pesquisar algo, foi ao Youtube ao invés do Google.

Além disso as principais redes sociais, principal forma de compartilhamento de conteúdo atualmente, favorecem e potencializam o alcance do formato vídeo acima de todos os outros.

 

2. Tudo adaptado a Mobile

Mobile First”. Esta é uma tendência que não é recente, mas que em 2019 vai ganhar ainda mais força. As empresas que estão em melhor colocação nas redes sociais são aquelas que perceberam e reconheceram a importância crescente do Mobile. Cada vez mais consumidores utilizam o telemóvel para aceder à Internet ou Redes Sociais.

O telemóvel será uma área-chave para os negócios que queiram aumentar as vendas online em 2019 e oferecer aos consumidores uma experiência de compra simples e positiva.

 

3. Geração de conteúdo feita pelo usuário

 As coisas mudaram muito nos últimos anos. Antigamente podíamos dizer que a audiência era “passiva”, ou seja, ela apenas consumia as propagandas que eram geradas. Hoje em dia o cenário é completamente diferente.

Na atualidade, temos que apontar o poder da internet como forma de relacionar consumidores e marcas. Ela levou o consumidor do patamar de mera audiência passiva, para o de seguidor, não apenas sendo influenciado, mas principalmente influenciando outros a gostarem e a consumirem os produtos da marca, ou o inverso.

Apenas isto já deveria bastar para que você tivesse a sua audiência no centro das atenções das suas ações de marketing. Porém você precisa saber uma das maiores tendências nas redes sociais para os próximos anos, começando agora em 2018.

Sua audiência quer fazer parte da sua história

Os  seus seguidores querem sentir-se personagens da construção da sua marca. Então você tem uma grande oportunidade para dar voz ao seu público. Os benefícios são enormes e vão desde a publicidade orgânica gratuita à otimização do gerenciamento das suas redes sociais.

Isto sem considerar ainda que um conteúdo focado no consumidor gera compromisso entre ele e a marca!

 

4. Marketing de Conteúdos

Em 2019 o marketing de conteúdos, ou seja, a promoção de empresa e serviços através da distribuição de conteúdos digitais, será a maior fatia do seu orçamento de marketing digital.

Os consumidores estão expostos a centenas de anúncios por dia, nos mais diferentes formatos e vão guardar na memória apenas aqueles que verdadeiramente  lhes causem impacto.

Não basta apenas criar um post no Facebook ou no Instagram, é fundamental desenvolver um conteúdo personalizado, autêntico, atrativo e direcionado para o seu público-alvo.

 

5. Conteúdo efémero

Quando você entra no Instagram por exemplo e assiste a um Stories, está a consumir uma publicação passageira. Estima-se que esse tipo de conteúdo, junto com Lives e streamings de vídeos, devem movimentar a indústria em 70 bilhões de dólares até 2021.

O que se tem visto é que esse conteúdo traz muitas oportunidades para quem está a vender algo porque também cria o que é chamado de “senso de urgência”, além de estreitar de forma quase que instantânea o relacionamento entre a marca e a audiência.

 

6. SEO

Se esta palavra é uma novidade para si, então significa que está atrasado e precisa focar-se ainda mais para não perder grande oportunidades de negócios. SEO, sigla para Search Engine Optimization, significa “Otimização para Motores de Busca”.

A cada dia o comportamento das pessoas vai-se modificando e um exemplo disso é como são feitas as pesquisas nos motores de busca como Google.

Atualmente as pesquisas são feitas com mais palavras e de forma mais específica, o que mostra que os usuários estão familiarizados com a ferramenta e a usam de forma a obter resposta com mais precisão para necessidades específicas.

É fundamental perceber aquilo que o consumidor procura e preparar o website para estar otimizado para essas keywords.

Nem tudo que falamos aqui é realmente uma novidade, mas tudo com certeza fará a diferença para o seu negócio em 2019. As pessoas estão mudando e as redes sociais também, por isso é preciso estar atualizado e adaptar constantemente as suas estratégias de ação.

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